26/03/2022

Sobre minhas redes sociais e canais de comunicação!

Olá! Tudo bem com vocês?

Hoje eu quero falar um pouquinho sobre o uso dos canais de comunicação e esclarecer algumas coisas.




Eu sei que por vezes a vida é muito corrida, nosso tempo muito curto, e arranjar tempo pra levar a criança para uma consulta que "nem é tão urgente assim" fica difícil. Mas infelizmente tem coisas que não da pra resolver por mensagem!

Primeiro, deixa eu explicar como eu trabalho:

Deixo com vocês durante as consultas o meu cartão com meus dados, principalmente porque pra mim é mais fácil eu te explicar por exemplo como é feita uma lavagem nasal se você ver um vídeo que explica, ou é mais fácil eu te deixar orientado sobre febre com um vídeo que explica com riqueza de detalhes como é o manejo dessa febre - foram quase 12 minutos no YouTube, imagina tentar explicar tudo isso em pronto socorro ou consultas de plano de saúde? Infelizmente não temos esse tempo disponível, no pronto socorro o tempo total de uma consulta não deve ultrapassar 10 minutos e no consultório pelo plano de saúde não deveria ultrapassar 20 minutos - temos metas a serem batidas. Mas como são orientações pertinentes, deixo disponíveis para que vocês possam acessar com facilidade.

No meio da correria em pronto socorro ou até nas consultas que tem um tempo mais limitado, por vezes as informações podem ser passadas muito rapidamente, o que pode gerar esquecimento e dúvidas. Então já deixo o WhatsApp como uma forma de suporte.

Porém quando surgem novos problemas, novos sintomas, toda a história desse novo problema ou sintoma deve ser coletada, anotada em prontuário, em alguns casos, avaliado pessoalmente, para daí ter uma conduta. Até porque pelo meus princípios e pelos princípios da integrativa, não vou tratar apenas a lesão. Vou tentar entender o que causou aquela lesão, o que muitas vezes pode nem ser no nível físico! Pode ter sido a nível emocional, pode ter uma causa totalmente fora da região da lesão. E se não tratar pela causa, até pode melhorar, porém fica recorrente, e muitas vezes acabamos repetindo tratamentos que são altamente agressivos ao organismo e baixando cada vez mais a imunidade, além de causar outros problemas por uso de medicação.

Então é importante lembrar que o Instagram e YouTube são principalmente canais de ofertar informações seguras e de qualidade, o WhatsApp é ferramenta para comunicação e orientação de pacientes EM ACOMPANHAMENTO, - não tem como orientar uma criança que vi meses a anos atrás e não sei qual a realidade dela hoje - e o Blog pra mim está sendo uma forma de me comunicar com vocês, além de trazer alguns temas mais longos que talvez não caibam no Instagram eu pretendo deixar por aqui.

O WhatsApp, por ser um canal de esclarecimento de dúvidas, também não deve ser utilizado para situações de EMERGÊNCIA, para esses casos é preciso procurar um pronto socorro. Para casos que não são urgência - pode ser importante, mas não tem por exemplo risco de morte ou de piora importante se aguardar até 24h para responder - serão respondidos assim que possível. Já as dúvidas de rotina recomendo anotar para discutirmos nas consultas de rotina.

Quero conseguir manter o contato com vocês porque sei o quanto isso ajuda, mas para que seja possível todos temos que ter consciência sobre uso saudável dos canais, não é mesmo? Claro que tudo isso não se aplica a todos e que a maioria acaba pagando por uma minoria, mas acho importante explicar para que não tenhamos confusões.

Um beijo! 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Principais postagens

Por que parece que de repente todo mundo surtou? - Uma reflexão.

    De repente o que nos assusta não é mais um vírus. São as pessoas.     Isso me faz pensar muito nas séries e filmes - já que assisto muit...

Mais lidas