Emmi Pikler foi uma médica pediatra Húngara que após a Segunda Guerra Mundial assumiu a direção de um abrigo, e tentou mudar a forma de cuidado com as crianças na tentativa de evitar transtornos psíquicos que crianças em abrigos costumavam desenvolver em função da baixa qualidade do cuidado.
A abordagem Pikleriana visa promover o pleno desenvolvimento infantil, no âmbito físico, psíquico e emocional. Para isso, propõe que cada criança tenha um adulto de referência nos seus cuidados diários, com quem o cuidar seja não apenas uma tarefa, mas uma troca. Os momentos de cuidado devem ser dotados de empatia, de comunicação verbal e não verbal. Ao comunicar sobre cada parte do corpo que será tocada e buscar uma resposta a cada interação, ensinamos sobre partes do corpo, consciência corporal, respeito e favorecemos o desenvolvimento da linguagem.
Devemos compreender que desde o nascimento a criança já é um ser humano, com suas próprias individualidades. Assim, procuramos por essa abordagem respeitar o seu tempo e o seu espaço e fornecer autonomia para que a criança se desenvolva, sem forçar cada etapa. Entendemos que nem sempre a criança precisa da interferência de um adulto para aprender.
A partir os 03 meses a crianças devem ficar no berço apenas para dormir e repousar. Enquanto despertas, devem ficar em local com espaço suficiente para deitarem de lado, de bruços, rolarem, ficarem de pé e caminharem. Os brinquedos são peças simples, como pedaços de pano coloridos, brinquedos de madeira, pratos e copos de plástico, tigelas de alumínio, que favorecem a criatividade e estímulo sensorial. Além disso, esses objetos devem ficar ao alcance, e não devem ficar suspensos ou fixos. O educador observa, mas não interfere. A criança deve ter autonomia para escolher com o que e como brincar.
Durante o dia, devem ficar na sala ou ao ar livre e as sonecas devem também ser feitas ao ar livre. Deve ter uma rotina diária, porém não rígida e imposta. Deve-se respeitar a autonomia e individualidade de cada um, respeitando-se apenas a sequência. As roupas utilizadas durante o dia devem ser confortáveis e favoráveis aos movimentos. A alimentação nunca deve ser imposta. Não deve-se forçar uma colherada a mais quando a criança já não demonstra mais interesse pelo alimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário